A Prefeitura da progressista cidade de Pouso Alegre mais uma vez coloca em prática uma iniciativa que vem recebendo da população reconhecimento e gratidão. Nas redes sociais, o gestor municipal é amplamente elogiado pela ação.
Agora, cães e gatos em situação de risco em Pouso Alegre contam com atendimento veterinário gratuito, graças a uma parceria entre o Centro de Bem-Estar Animal e clínicas particulares. O serviço é voltado para animais de rua e para tutores de baixa renda, atendendo casos urgentes como atropelamentos, intoxicações e ferimentos graves.
Em comunicado distribuído à população, a Prefeitura informa que o atendimento é disponibilizado 24 horas em alguns dias, com plantões alternados entre as clínicas parceiras. Para ter acesso, tutores devem apresentar a Folha Resumo do CadÚnico. Animais abandonados também são atendidos gratuitamente.
Entre as emergências cobertas estão fraturas, bicheiras e outras condições que coloquem a vida dos animais em risco. "Em casos graves, qualquer pessoa pode levar o animal diretamente ao plantão", orienta o comunicado oficial. Para isso, basta ligar para dois telefones informados, que indicam quais clínicas estão de plantão naquele momento.
Fica a pergunta: e em Lavras, quando teremos algo que se aproxime dessa iniciativa? Afinal, contamos com duas escolas de veterinária varias estudantes, dois hospitais, várias clínicas e, frequentemente, campanhas nas redes sociais são organizadas para arrecadar dinheiro para cirurgias de cães e gatos abandonados, atropelados, envenenados ou vítimas de maus-tratos.
É tempo de refletirmos e cobrarmos políticas públicas que garantam mais dignidade e cuidado aos animais também em nossa cidade.
Mín. 16° Máx. 24°